Como ler infográficos?

Segue abaixo um breve resumo do projeto de extensão que acabamos de aprovar na UFMG. Trata-se de uma junção de temas que eu venho perseguindo há um tempo: aliar os estudos dos diagramas da semiótica com a infografia e o design de informação. Diante da crise do Coronavírus, fomos motivados a pensar em propostas de projeto de extensão, a fim de dar um retorno para a sociedade sobre o que temos feito na universidade. Uma das motivações foi justamente pensar em um conteúdo didático para orientar as pessoas a lerem e interpretarem infográficos.

Gráfico do “achatamento da curva”

Como ler um infográfico? Estratégias de informação e desinformação sobre a pandemia de COVID-19

Projeto de Extensão (SIEX no. 403749), coordenado pelo prof. Daniel Melo Ribeiro do Departamento de Comunicação Social da UFMG.

Este projeto de extensão trata da importância das estratégias de comunicação voltadas para a divulgação científica para o grande público. O objetivo é criar uma canal digital de orientação da população sobre como ler os infográficos sobre a pandemia de Coronavírus (COVID-19).

Pretendemos criar um canal digital de orientação da população voltado para o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e questionamento dos infográficos que tratam das informações científicas referentes à divulgação da pandemia do COVID-19. Esse canal utilizará plataformas populares de criação de blogs e mídias sociais (como Facebook. Twitter e Instagram) para difusão do conteúdo.

Este projeto de extensão integra ações de pesquisa e ensino da graduação e da pós-graduação do Departamento de Comunicação Social, almejando criar condições para uma reflexão crítica sobre os processos de mediação de informações que ocorrem nos meios de comunicação nesse contexto.