Literatura cyberpunk

“De modo geral, as histórias cyberpunks estão alocadas em um futuro próximo em que é descrita uma sociedade caótica, governada por gangues de rua, corporações multinacionais e mercenários, todos residindo em megacidades, nas quais extrema pobreza e alta tecnologia usualmente coexistem. Nessa literatura, a tecnologia não é um privilégio das classes dominantes, mas, uma vez pirateada e transformada, é fundamentalmente subversiva, sempre corruptível para fins não previstos pelo poder. Ela é assim um meio de liberação por facilitar a sobrevivência física e financeira. As tecnologias cyberpunk são flexíveis, plásticas, comuns, sempre alojadas com segurança no corpo humano – wetware, software e hardware, todos ao mesmo tempo. Essa biologização da tecnologia permite ao cyberpunks conceber as tecnologias da comunicação (computadores, inteligência artificial, vida artificial, Internet, etc.) como componentes fundamentais (se não fundantes) da biosfera. (…) Os dois termos juntos, ciber e punk ‘referem-se ao casamento da subcultura high-tech com as culturas marginalizadas das ruas, ou à tecnoconsciência e à cultura que fundem tecnologia de ponta com a alteração dos sentidos, da mente e da vida presente nas subculturas boêmias.’”

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. P.36

3 thoughts on “Literatura cyberpunk

  1. Do caraaalho! Foi o único livro de cyberpunk que li, mas parece que o cara inventou vários dos conceitos que acabaram sendo usados no Matrix e em vários outros livros muito tempo depois. Dizem que é uma ponte entre Blade Runner e Matrix. Não sei, parece. O legal é que, tratando-se de um futuro meio sombrio, pensei que seria uma coisa concreto, cinzenta, mas pelo contrário, o cara abusa das cores, o livro todo é meio lisérgico. Já assistiu Akira, o desenho longa-metragem? Bem non-sense, como esse livro também, mas diferente… enfim, leia. E se não assistiu Akira, assista. Abraço!

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